Com estoque baixo, Banco de Leite de Passos precisa de doadoras; veja como doar no Sul de MG
19/05/2025
(Foto: Reprodução) Leite doado é usado para a alimentação de bebês das UTIs Neonatais. Situação do banco de leite humano no Sul de Minas é considerada crítica
O Banco de Leite Humano de Passos (MG) está com dificuldades para manter o estoque. Atualmente, há no local 1,8 litro de leite pasteurizado. O mínimo necessário para atender a demanda da UTI Neonatal da Santa Casa seria 2 litros por semana.
A data de 19 de maio é dedicada ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Veja abaixo os locais para doação no Sul de Minas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
É comum o estoque ficar zerado, situação que compromete o atendimento na UTI Neonatal. Nesses casos, os recém-nascidos são alimentados por fórmulas, o que não é recomendado para a flora dos prematuros porque pode causar muitas intercorrências no intestino do bebê.
“Nós lidamos diariamente com essa situação, estimulando a produção internamente com as próprias mães que estão com seus bebês aqui, fazendo ordenha à beira do leito. Mas, infelizmente, ainda não é uma produção que atenda a nossa necessidade”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite de Passos, Alessandra Sarno.
Bancos de leite precisam de doadoras
Reprodução / TV Tem
Onde doar
A doação de leite materno aumenta as chances de recuperação e sobrevivência de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.
No Brasil, há mais de 200 pontos de coleta que integram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC).
Veja abaixo pontos de coleta de leite no Sul de Minas segundo a rBLH:
Alfenas - Hospital Universitário Alzira Velano - Rua Geraldo Freitas da Costa, nº 120 - Cruz Preta - telefone: (35) 3299-3620.
Alfenas - Posto de Coleta Santa Casa de Alfenas - Rua João Paulino Damaceno, 1.193 - Santa Rita - telefone: (35) 3292--5088.
Como funciona: o processo começa quando uma mãe decide doar seu leite excedente e é cadastrada no posto a partir da avaliação de seus exames pré-natais e de seu histórico médico. Uma vez confirmado que a condição da doadora é adequada, ela recebe orientações e um kit para coleta, composto por uma bombinha manual que auxilia na extração do leite, potes de vidro para armazenagem, toucas, máscara e um manual com detalhes sobre o processo. A doadora, então, armazena o leite coletado no congelador de casa e, semanalmente, o entrega à equipe de coleta da Vida Viva. O leite coletado é encaminhados ao banco regional de leite, em Varginha, que realiza os processos de análise e pasteurização. Parte do leite já beneficiado volta para Alfenas e é utilizado para alimentar bebês internados na UTI Neonatal.
Passos - Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia - Rua Santa Casa, nº 164 - telefone: (35) 99780-2240 (também é WhatsApp).
Pouso Alegre - Rua Comendador José Garcia, 777 - Centro - telefone: (35) 3429-3276.
São Lourenço - Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital São Lourenço - Rua Madame Schimidt, s/nº - rua da Faculdade de São Lourenço - telefone: (35) 3339-2060.
Como funciona: A doação é cadastrada após a mãe que estiver amamentando passar por consulta médica no Posto de Coleta e, assim, ser detectado o excesso do leite - que, então, pode ser doado. O leite recebido é encaminhado ao Banco de Leite Humano de Varginha, que faz a devida preparação do produto, devolvendo-o ao Hospital São Lourenço, para que seja oferecido aos bebês atendidos na UTI Neo. Após a primeira consulta, as mães não precisam mais ir ao Posto de Coleta para doar: com a orientação de profissionais da Unidade, o leite doado é obtido nas próprias residências das puérperas. Através do Projeto “Bombeiro Amigo do Peito”, o Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Lourenço faz o transporte do leite doado até o Posto de Coleta.
São Sebastião do Paraíso - Praça com João Pio F Westin, nº 92 - Mocoquinha - telefone: (35) 3529-1300.
Três Corações - Posto de Coleta Fundação Hospitalar São Sebastião - Rua Pedro Bonesio, nº 236 - Centro - telefone: (35) 3239-3960.
Varginha - Avenida Rui Barbosa, nº 158 - Centro - telefone: (35) 3690-2001.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas