É #FATO: Vídeo de macaco descendo de árvore com filhote de cachorro no colo é verdadeiro
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Ferramenta de detecção de conteúdos adulterados por inteligência artificial apontou 0% de probabilidade do uso desse recurso. Ao Fato ou Fake, bióloga e professora da Unicamp afirmou que comportamento dos animais é real e não indica qualquer manipulação. Vídeo que mostra macaco segurando cachorro foi sinalizado como IA pelo criador do conteúdo, mas é real
g1
Viralizou nas redes sociais o vídeo um macaco descendo do topo de uma árvore com um filhote de cachorro no colo. É #FATO.
selo fato
g1
▶️ O que o vídeo viral mostra?
Vista mais de 7,2 milhões de vezes no TikTok, a gravação mostra um macaco descendo de uma árvore com um filhote de cachorro em mãos. O post é de 13 de março de 2025. Quem postou foi um usuário que mora na província de Quang Ninh, no Vietnã. Ele publica conteúdos com outros animais e insere sempre uma tarja que diz: "marcado pelo criador como gerado pelo IA".
O perfil divulga diversas interações entre o cão e o mesmo macaco, que já apareceu usando roupas e coleira. As reações dos usuários são mistas: algumas pessoas dizem achar tudo muito fofo, já outras comentam que os bichinhos estão sofrendo algum tipo de maltrato.
✅ Por que conteúdo é verdadeiro?
O Fato ou Fake submeteu o registro do macaco e do filhote de cachorro ao HiveModeration, ferramenta que identifica adulteração por IA em fotos e vídeos. Resultado: 0% de probabilidade de o conteúdo ter sido produzido com esse recurso.
O Fato ou Fake também entrou em contato com o dono do perfil através do TikTok. Ele disse que todos os vídeos são autênticos e não passaram por nenhum tipo de edição. Questionado por que usa o selo "marcado pelo criador como gerado por inteligência artificial", respondeu: "Isso eu também não sei, acho que é só apertar ali, porque também não entendo muito".
Segundo as diretrizes do TikTok, o criador do conteúdo tem a liberdade de atribuir o selo de adulteração em seus conteúdos, sem que a plataforma faça qualquer intervenção.
Professora do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a bióloga Eleonore Zulnara Freire Setz avalia que o vídeo é mesmo real.
Segundo a especialista, o macaco em questão é da espécie Macaca leonina, conhecido como macaco-rabo-de-porco-do-norte: "Essa espécie tem o hábito de carregar a sua prole até que eles atinjam uma idade razoável. Então, seria perfeitamente possível para o macaco carregar um filhote de cachorro que aparece no vídeo e que não deve passar dos 2 Kg". Eleonore disse ter consultado uma veterinária, que concordou com o seu veredito.
Um relatório de 2023 feito pela ONG de defesa dos animais Asia For Animals informa que a manutenção de macacos em cativeiros e o retrato deles como pets nas redes sociais está entre as questões mais problemáticas e comuns enfrentados pela entidade em países do sudeste asiático.
"Esses macacos são colocados para desempenhar papéis na frente das câmeras na expectativa que os vídeos se tornem virais e possam proporcionar retorno financeiro [...] muitos dos conteúdos mostram macacos de roupas e alimentando-se por mamadeiras", diz o texto.
Vídeo feito com macaco e filhote de cachorro é real
g1
Vídeo que mostra macaco segurando cachorro foi sinalizado como IA pelo criador do conteúdo, mas é real
g1
Veja também
É #FAKE que Frei Gilson tenha sido alvo de operação da Polícia Federal
É #FAKE que Frei Gilson tenha sido alvo de operação da Polícia Federal
P
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito